O palhaço Fonfom

Conhecemos Fonfom por acaso. Estávamos fazendo a entrevista do Dover no bar do Didi quando vimos alguém conversar com um senhor que estava sentado por ali, quando ouvi que o chamavam de Fonfom, lembrei que tinha lido este nome em vários documentos que a Marília tinha guardado. Na verdade em alguns documentos estava escrito Pompom em outros estava escrito Fonfom. Lembro que perguntei para a Marília se eram dois palhaços e ela disse que não, que eu ia entender quando o conhecesse. Fonfom tem fissura labial, e como sou fono, assim que o conheci entendi o porque da confusão com os nomes. Fonfom tem a voz fanha e quando ele diz o próprio nome causa esta confusão…

Fonfom trabalhou em vários circos, Circo Orlando Orfei, Circo Tihany, Circo Bartolo, Circo Garcia…ele fazia reprises com uma nega maluca.

Dover me apresentou pra ele e disse que eu também era palhaça, e ele respondeu: Que benção! ( e eu pensei quietinha, é mesmo!). Fonfom conta “tem 20 anos que eu moro aqui. Eu saí do Circo Bartolo quando ele parou ali no Sambódromo. Aí a Erundina deu o terreno para o circo e nós viemos pra cá. Aí todo mundo ganhou apartamento. Aí eu tive um problema no joelho e fiquei dois anos de cama e não tive condições de pagar o apartamento, aí me deram essa casa.”

Fonfom fazia muitas coisas no circo,” eu trabalhava de tudo, mão de obra, era bicheiro. Tomava conta de todos os bichos, dava ração, comida na hora certa, no dia certo, injeção, tudo era eu. E eu também era palhaço. Eu era vendedor, aí pintei a cara e virei o palhaço Fonfom. Dançava todos os tipos de música com a namorada, a nega maluca.”

Fonfom não tem mais nada de circo em casa, só algumas fotos. Enquanto ele nos mostrava vimos uma foto antiga dele com uma mula no Centro de Tradições Nordestinas, um terreno que fica bem próximo ao Cingapura.E ele disse “é a Babalu”. Neste mesmo dia, tínhamos ido ao CTN e tb tínhamos visto uma mula… e Fonfom comentou que a Babalu está viva até hoje! Na época era filhote, hoje já é grande…”

Priscila Jácomo

por circoparaki

Deixe um comentário

